quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sapecado


Não consigo explicar como o simples e o belo me comovem. A princípio me arrepia, emociona. Depois de deixa feliz. E quando os dois estão juntos, aí a sensação é inexplicável.
Conheci o trabalho da BANDAmirim no programa Sr. Brasil do Rolando Boldrin, que assisto toda semana, sem falta. Sempre mantenho um bloco de anotações por perto para marcar o nome dos artistas que me interessam para ir pesquisar depois.
Descobri que eles estavam em cartaz com o espetáculo Sapecado no SESC Paulista. Fui lá no sábado seguinte e os ingressos estavam esgotados. Comprei pra semana seguinte e quase não consegui ver, depois de 345 baldeações de trens e metrôs, além de correr feito desesperado pela Avenida Paulista, fui (junto Joelma, Calvin e afilhadas) o último a entrar no local.
A história se passa numa cidadezinha do sertão, onde mora a Dona Assunta (Cláudia Missura), que conduz todo o espetáculo. Ela, sempre acompanhada pelo seu cachorro Rex (Edu Mantovani), junto com o carteiro Adauto (Rubi), partem para uma viagem a pé rumo a um casamento que vai acontecer na vila de Sapecado.
Até chegar ao local, passam por diversos locais onde acontecem diversas situações engraçadas e curiosas, como a participação de Adalto em um programa de rádio substituindo ninguém menos que Orlando Silva!
Em todas as situações acontecem deixas para uma música que é sempre acompanhada por instrumentos tocados e cantados por todo o elenco, formado também por Foquinha, Nina Blauth, Nô Stopa, Tata Fernandes, Simone Julian, Alexandre Faria (que é a cara do Amarante do Los Hermanos), Lelena Anhaia e Olívio Pinto.
Tudo se encaixa direitinho e a direção de Marcelo Romagnoli (que também fez o texto) funcionou muito bem, pois não deve ser muito fácil juntar atuação, música, dança e ainda agradar crianças e adultos ao mesmo tempo.
O meu destaque fica para a atuação de Edu Mantovani que interpreta muito bem o cachorro Rex. Tinha momentos que eu parecia estar vendo meu cãozinho Hulk, de tão perfeito que foi a representação do moço! Tive que conversar com ele no final da apresentação.
Enfim, recomendo que conheçam esse trabalho, pois eu costumo ser muuuito chato quando vejo espetáculos infantis (pois tem muita gente que quer só fazer o básico para garantir um dinheiro no bolso) e esse me surpreendeu.
Eles já têm a trilha sonora de outro espetáculo deles, Felizardo, que deve voltar logo em breve. A trilha é ótima!
Enfim, estou inexplicavelmente feliz!
* Ah, o espetáculo está em cartaz até 31 de agosto no SESC Paulista, sempre aos sábados e domingos, às 16h.

Nenhum comentário: